Paraty - RJ

Conheça mais sobre Paraty e saiba como chegar de ônibus.

Melhores rotas em Paraty

Saindo de Paraty
Chegando em Paraty

Sobre Paraty

Apesar de ser cheia de encantos, Paraty ganhou visibilidade e despontou como um forte destino turístico após a criação da Festa Literária Internacional (Flip), em 2003. Com charmosas construções históricas e ruas de pedras, a cidade mantém sua história viva. Além de ser hoje um importante polo cultural, Paraty também tem gastronomia de destaque, além de ser uma importante produtora de pinga. A cidade ainda concentra produtores de artesanato de qualidade e oferece diversas opções de trilhas e cachoeiras para aqueles que curtem o eco turismo. Rodoviária: Rodoviária de Paraty - Rua Jango Pádua, s/n – Centro, Paraty, RJ – CEP: 23970-000 Onde ficar: Basta clicar na aba de hotéis do BrasilbyBus.com para encontrar diversas opções de estadia em Paraty. É só fazer uma busca, filtrar qual o tipo de hospedagem você procura e fazer a reserva de forma fácil, rápida e segura.


Como Chegar em Paraty

A cerca de 250km da capital do estado, é possível chegar em Paraty de ônibus a partir de cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As viagens são feitas pelas empresas de ônibus Costa Verde e Útil. No site BrasilbyBus.com você pode comprar sua passagem de ônibus a partir de sua cidade de origem e ainda escolher sua data e horários preferidos.

O que fazer em Paraty

Cachoeiras e Lagos - Paraty - RJ

Cachoeiras e Lagos

Conheça algumas das belezas de Paraty, visitando suas cachoeiras e lagos.

As melhores quedas d’água de Paraty ficam na estrada para Cunha. A Cachoeira da Penha, também chamada de Tobogã, localizada próxima à Sede do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro tem uma pedra onde é possível brincar de escorregador e cair em uma piscina natural. Seguindo a estrada que vai para Cunha, após a Ponte Branca, é possível encontrar uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty, a Cachoeira da Pedra Branca. Algumas quedas d’água ainda têm poços naturais em seu complexo, como o Poço do Tarzan, localizado atrás da Cachoeira do Escorrega. Também vale a pena conhecer os poços da Laje e o das Andorinhas, que ficam a 200 metros de distância um do outro e são acessíveis pela Estrada do Corisco

Eventos - Paraty - RJ

Eventos

Conheça os principais eventos de Paraty.

Além da Flip, que acontece durante o mês de julho, Paraty recebe eventos que atraem centenas de turistas. No carnaval, trios elétricos e bandas de marchinhas tomam as ruas. Entre maio e junho acontece a tradicional Festa do Divino, com danças, missas e procissões, e em agosto acontece o Festival da Pinga, bebida tradicional da cidade. O festival, que é celebrado desde 1982, conta a história da pinga e de sua produção e ainda oferece a degustação e venda da bebida na Praça da Matriz.

Centro Histórico - Paraty - RJ

Centro Histórico

Visite o Centro Histórico de Paraty.

Os casarões coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX e as ruas de pedra levam os turistas que vão à Paraty a um pedacinho do passado brasileiro em uma cidade que teve seu centro histórico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Para preservar as construções, o tráfico de carros é proibido na maior parte das vias. Vale a pena visitar a Igreja de Santa Rita, cartão-postal da cidade criada em 1722, a Santa Casa da Misericórdia e praças como a Bandeira e a Rosário. Alguns dos casarões abrigam hoje restaurantes e bares.

Praias e Ilhas - Paraty - RJ

Praias e Ilhas

Aproveite para conhecer as mais belas praias e ilhas de Paraty.

Para aproveitar as melhores praias de Paraty, é preciso pegar um barco ou realizar trilhas. O esforço vale a pena, uma vez que há praias de cair o queixo, como a Praia do Sono e a do Cachadaço. Alguns passeios de barco levam os turistas para diversas ilhas, e um dos roteiros mais famosos é o que engloba as ilhas Duas Irmãs, Araújo, Comprida, Algodão, Catimbau, Vermelha, da Lula e Rasa.

Cidades relacionadas

Viações em Paraty

Outras rotas em Paraty - RJ

Saindo de Paraty
Chegando em Paraty