Ouro Preto - MG

Conheça mais sobre Ouro Preto e saiba como chegar de ônibus.

Melhores rotas em Ouro Preto

Saindo de Ouro Preto
Chegando em Ouro Preto

Sobre Ouro Preto

Localizada ao pé da Serra do Espinhaço, Ouro Preto é uma das mais belas cidades de Minas Gerais. Suas construções, principalmente igrejas, remontam à época da mineração no Brasil, quando a cidade ainda era chamada de Vila Rica. Não por acaso, Ouro Preto é detentora do título de Patrimônio Histórico da Humanidade dado pela Unesco. A cidade abriga 23 igrejas que, junto com os casarões coloniais, formam o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, que tem Aleijadinho como representante principal. Algumas igrejas ainda abrigam museus, tornando completa a experiência dos visitantes. Apesar de transbordar história, a cidade mineira não ficou no passado. Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto ajudam a dar vida à cidade, que recebe eventos culturais, shows e festivais durante o ano todo. Rodoviária: Rodoviária de Ouro Preto - R. Padre Rolim, 661 – São Cristóvão, Ouro Preto - CEP: 35400-000 Onde ficar: Para encontrar a opção de estadia que mais combina com você e com o seu bolso, basta realizar uma busca na aba de hotéis do BrasilbyBus.com. A reserva pode ser feita pelo próprio site de forma fácil, rápida e segura.


Como chegar em Ouro Preto

Ouro Preto fica a aproximadamente 107 km de distância de Belo Horizonte, capital mineira. A empresa de ônibus Útil realiza rotas entre a cidade de Minas Gerais e as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. No site BrasilbyBus.com você encontra passagens de ônibus a partir de sua cidade de origem e escolhe a data, horário e tipo de ônibus preferidos.

O que fazer em Ouro Preto

Festas - Ouro Preto - MG

Festas

Ouro Preto recebe algumas das melhores festas do Brasil!

Ouro Preto é uma cidade festiva e recebe diversos eventos musicais e culturais durante todo o ano. No Carnaval, há desfiles de blocos e festas em repúblicas, já em outubro, durante a Festa do Doze, antigos e atuais estudantes da universidade se reúnem em uma grande festança que toma conta da cidade toda. Durante a Semana Santa, pessoas lotam a cidade para se juntar às procissões e ver os tapetes de flores que cobrem as ruas. A cidade ainda recebe a Mostra de Cinema em junho, o Festival de Inverno em julho, o Tudo é Jazz em setembro e o Fórum das Letras em novembro.

Vida noturna - Ouro Preto - MG

Vida noturna

Ouro Preto também é dona de uma vida noturna incrível.

Os estudantes agitam Ouro Preto marcando presença nos bares e restaurantes nos entornos da Praça Tiradentes e organizando festas em repúblicas espalhadas por toda a cidade.

Rua Direita - Ouro Preto - MG

Rua Direita

A Rua Direita é uma das mais famosas de Ouro Preto.

A via é um ótimo exemplo de como a cidade consegue conciliar tradição e modernidade. As construções que remontam aos séculos XVII e XVIII abrigam hoje lojas de artesanatos, restaurantes, cafeterias e bares. Anote a dica: quando for passear pela rua, calce sapatos confortáveis.

Compras - Ouro Preto - MG

Compras

Não deixe de aproveitar as lojas de produtos locais e as feirinhas típicas da cidade.

O artesanato típico da cidade tem como matéria prima a pedra sabão, mesmo material utilizado por Aleijadinho na confecção das mais belas esculturas do barroco e rococó mineiro. As principais feiras da cidade acontecem todos os dias no Largo de Coimbra e na Associação dos Artesãos, localizada na Avenida Padre Rolim.

Praça Tiradentes/Museu da Inconfidência - Ouro Preto - MG

Praça Tiradentes/Museu da Inconfidência

Visite um dos museus mais famosos do Brasil.

Principal local da cidade, a Praça de Tiradentes tem importantes atrações turísticas em seu entorno, funciona como palco de eventos e é também um ponto de encontro de jovens universitários, turistas e artistas de rua. Em seu centro está o monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. A praça ainda abriga a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, hoje Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica e a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.

Igrejas - Ouro Preto - MG

Igrejas

Visite as igrejas mais famosas de Ouro Preto.

Cidade referência quando se trata do barroco e do rococó brasileiro, Ouro Preto guarda diversas construções que exibem obras de grandes artistas. Uma das igrejas mais importantes da cidade é a de São Francisco de Assis, cujo exterior exibe detalhes feitos em pedra sabão por Aleijadinho e interior tem pinturas feitas pelo Mestre Ataíde. A matriz Nossa Sra. do Pilar, por sua vez, tem cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata em sua ornamentação.

Museu do Aleijadinho - Ouro Preto - MG

Museu do Aleijadinho

Considerado um dos melhores museus do país.

Antônio Francisco Lisboa, o popular Aleijadinho, foi um magnífico escultor e arquiteto brasileiro nascido na cidade de Ouro Preto. Suas obras do Aleijadinho são pertencentes aos estilos barroco e rococó, conhecidos pela riqueza de detalhes e esmero pelo acabamento. Criado em 1968 pelo Padre Francisco Barroso Filho e pelo Bispo Emérito de Oliveira, o museu abrange um conjunto de três igrejas que, juntas, formam um triângulo turístico: a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, a igreja de São Francisco de Assis e a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Localização: Praça de Antônio Dias, Bairro de Antônio Dias.

Cidades relacionadas

Viações em Ouro Preto

Outras rotas em Ouro Preto - MG

Saindo de Ouro Preto
Chegando em Ouro Preto